Prevenção de acidentes com medicamentos e produtos de higiene

  • Compartilhar Facebook
  • Compartilhar Twitter
  • Compartilhar Google +
24/11/2020

prevenção intoxicação medicamentos

A intoxicação ou envenenamento é a quinta maior causa de internação por motivos acidentais entre crianças com idade de zero a 14 anos. Segundo o Ministério da Saúde, em 2019, 3.876 meninos e meninas dessa faixa etária foram hospitalizados por esse motivo. 

Pensando nisto, fizemos um compilado com orientações prevenção de acidentes com medicamentos e produtos de higiene.

Mantenha os medicamentos longe do alcance das crianças

Mantenha todos os medicamentos fora do alcance e da vista das crianças, mesmo os medicamentos que você toma diariamente. Crianças são naturalmente curiosas e podem facilmente acessar coisas, como remédios, se eles estiverem mantidos em locais ao seu alcance.

Evite guardar os medicamentos em bolsas ou mochilas

Muitas pessoas têm o hábito de guardar remédios na bolsa. Mas é preciso tomar muito cuidado, pois em um momento de descuido, a bolsa pode ficar acessível para a criança e ela pode acabar ingerindo algum medicamento. O melhor a se fazer é evitar guardá-los nesses locais. Caso seja necessário guardar na bolsa, coloque-a sempre em um lugar alto como, por exemplo, em um gancho na parede. 

Guarde os produtos de higiene longe do alcance das crianças

Pastas de dente, enxaguantes bucais e outros produtos de higiene podem ser muito atrativos para as crianças. Esses produtos podem ser tóxicos, caso sejam ingeridos, ou causar algum acidente se entrarem em contato com os olhos. Lembre-se sempre de guarda-los no armário longe do alcance dos pequenos.

Mude o local onde guarda os medicamentos ocasionalmente

Mantenha a segurança dos medicamentos em sua lista de verificação de cuidados com as crianças. Tenha em mente que, à medida em que elas aprendem novas habilidades, talvez você vá precisará mudar o local onde mantém os medicamentos para evitar acidentes por intoxicação.

Nunca se refira a um medicamento como doce

Isso pode levar a criança a pensar que o remédio não é perigoso ou que é agradável de comer. Como as crianças tendem a imitar os adultos, evite tomar medicamentos na frente delas.

Membro de
Patrocinadores Institucionais
Seja nosso parceiro

Seja também nosso parceiro


Desejo receber novidades da Criança Segura e/ou parceiros por e-mail.

Receba nossas notícias!

Cadastre-se para receber a nossa newsletter, ou se preferir baixe o arquivo clicando no botão abaixo.